POA INquieta Sustentável reúne mais de 60 pessoas em clima de festa

Silvia Marcuso

 

O primeiro encontro do POA Inquieta Sustentável reuniu mais de 50 pessoas no Galpão do Plátano, no Centro da Capital.

O evento promoveu o encontro de pessoas de distintas áreas no dia 8 de fevereiro, inclusive a presença de dois vereadores. Depois da apresentação de cada um, o público foi dividido em grupos, houve sorteios de brindes, livros e objetos.

Os articuladores do POA Inquieta Cesar Paz e Sílvia Marcuzzo explicaram para os presentes como funciona o movimento e diversas ideias e projetos foram desenhados para valorizar o potencial criativo e socioambiental da cidade.

Do Spin Sustentável, articulado por Sílvia, serão formados outros grupos (Spinofs), um para tratar de resíduos e outro de hortas/feiras (comunitárias e orgânicas).

O primeiro aproveitará o debate que já está acontecendo com um Grupo de Trabalho que está estudando o plano de gestão de resíduos sólidos. O de hortas fará um mapeamento de todas as iniciativas quem envolvem a comunidade.

Estima-se por exemplo que já existam mais de 40 feiras orgânicas na Capital gaúcha.

Dentro do Spinof Sustentável (que parte de um grupo de whattsApp) serão realizados projetos para fortalecimento de políticas públicas de preservação do verde na cidade com a mão na massa dos “inquietos”, incluindo o plantio de árvores em praças e o acompanhamento da situação do Viveiro Municipal.

Também serão realizados projetos para promover espaços de diálogo e condutas responsáveis que os cidadãos devem desenvolver.
Uma equipe ficará encarregada de mapear e organizar um rol de boas práticas sustentáveis com relação à cadeia da moda da cidade.

Outra iniciativa que surgiu foi a de acompanhar e evidenciar a necessidade de se promover a resiliência da capital com relação às mudanças climáticas. Uma série de ações serão estruturadas para chamar a atenção dos moradores e das autoridades sobre o contexto dos impactos do agravamento do aquecimento global em Porto Alegre.

Faça parte dessa mobilização que envolve as pessoas que querem transformar o local onde vivem através do protagonismo e da criatividade.